Rede pública de ensino de Santa Rosa do Sul e Santo Amaro da Imperatriz são finalistas de concurso nacional
Dois projetos educacionais desenvolvidos na rede pública dos municípios catarinenses de
Santa Rosa do Sul e Santo Amaro da Imperatriz estão entre os finalistas do concurso
Aprende Brasil Criativo, e podem ser premiados entre centenas de projetos inscritos por
escolas de todo o Brasil. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 3 de abril, em
Curitiba, com a participação dos professores responsáveis por cada um dos projetos
finalistas e dos secretários de Educação dos municípios cujas propostas foram
selecionadas.
Em Santa Rosa do Sul, as professoras Isabela Paulino Fontana Bez e Mirele Gonçalves
Vidotto, da Emeb Ana Régis Arantes, trabalharam com o 3º ano o projeto Plantando o
Futuro. “Foi uma jornada educativa completa, que transcendeu as paredes da sala de aula e
conectou os alunos com a natureza de forma prática e significativa. Ao longo das diversas
etapas, os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades como
observação, pesquisa, trabalho em equipe e responsabilidade social, além de aprofundar os
conhecimentos sobre ecologia, agricultura orgânica e a importância da alimentação
saudável”, contam as professoras. A turma analisou os diferentes tipos de solo, visitou uma
escola agrícola e construiu uma composteira. Depois de uma palestra com um agricultor
orgânico, os pequenos também participaram de todas as etapas da construção e cuidado
de uma horta, podendo consumir as hortaliças plantadas no final do processo. O Plantando
o Futuro é finalista do Aprende Brasil Criativo na categoria Ensino Fundamental – Anos
Iniciais.
Por sua vez, o projeto Conhecendo a Cultura Africana e Afro-Brasileira, do Centro Municipal
de Educação Infantil Estrada Velha, em Santo Amaro da Imperatriz, aproximou os alunos do
G2 da cultura rica dos povos africanos. Idealizada pelas professoras Mayara de Farias e
Daniela Regina de Macedo, a proposta contou com várias etapas e culminou com a
exposição de todas as vivências na Mostra de Trabalhos Anual do CMEI. Após ler a Lenda
dos Tambores Africanos, as crianças foram convidadas a construir seu próprio tambor com
a ajuda das famílias. Também fez parte do projeto a degustação de alimentos típicos da
cultura africana e afro-brasileira e a confecção de bonecas Abayomi. Por fim, os pequenos
manusearam e brincaram com instrumentos musicais como atabaque, pandeiro e xequerê,
além de confeccionarem um kabuletê. “Ao degustar os alimentos da cultura africana e afro-
brasileira, as crianças ampliaram as experiências sensoriais e culturais. Nos momentos de
roda e histórias, as crianças participaram atentamente e observaram as ilustrações,
acompanhando a história. A proposta dos instrumentos musicais foi a que eles mais
gostaram, explorando os materiais e instrumentos”, relatam Mayara e Daniela. O projeto é
finalista na categoria Educação Infantil.
Esta é a 3º edição do concurso, promovido pela Aprende Brasil Educação. O objetivo é
encontrar iniciativas criativas desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras. Para a gerente
de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, esse reconhecimento
é uma forma de agradecer aos educadores pela contribuição relevante para o ensino
brasileiro. “Basear o ensino em vivências práticas e reais é o desafio que lançamos no
Aprende Brasil Criativo. Queremos estimular boas práticas de ensino e aprendizagem e
mostrar a todos a importância de trazer as crianças para experiências significativas ao longo
da jornada escolar”, destaca.