Quaest mostra rejeição de 86% do mercado financeiro a Lula
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) pela Genial/Quaest apontou que 86% do mercado financeiro tem uma avaliação negativa sobre o governo Lula. A sondagem foi feita a partir dos dados de 92 entrevistas com gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão de 57 das maiores casas de investimento do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre os dias 4 e 8 de maio.
Para 80% dos entrevistados, o governo Lula não está preocupado com o controle da inflação. Por outro lado, 88% dos entrevistados consideram correta a decisão do Copom de manter a Selic em 13,75%, medida que frequentemente é alvo de críticas por parte do presidente da República.
Já sobre as perspectivas do mercado para a economia brasileira nos próximos 12 meses, 61% dos entrevistados acham que o quadro vai piorar, enquanto 26% acreditam que vai ficar igual. Somente 13% têm a esperança de que a situação econômica vai melhorar até o próximo ano.
Outro número negativo é sobre a capacidade do governo Lula de aprovar suas pautas no Congresso. Para 39% dos entrevistados, o governo tem pouca chance de aprovar seus projetos, índice que piorou se comparado aos 20% de março. Os que consideram alta a chance de aprovação são agora apenas 10%, ante os 33% registrados há dois meses.