Tiago Braga mantém a hegemonia em Balneário Gaivota e é tetracampeão do AGS Open!
A previsão para o domingo, 29 de janeiro, era de ondas pequenas e clima chuvoso. Porém, a chuva que estava prevista deslocou-se em direção à serra e o sol brilhou em Balneário Gaivota, trazendo grande público para a beira da praia.
O evento foi realizado em uma estrutura montada sobre o caminhão/bar da Perkins – Cervejaria Artesanal. Enquanto a equipe da AGS e da FECASURF conduziam o campeonato na parte superior, o público era atendido na parte inferior com petiscos, drinks e aquele chopp gelado da Perkins.
Atletas de Florianópolis, Imbituba, Garopaba, Laguna, Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Passo de Torres, Torres e Balneário Gaivota marcaram presença no evento.
Além dos atletas que tradicionalmente vêm de SC e do RS, o evento também recebeu uma atleta internacional na categoria Feminino. Maria Allebring é uma sueca, de Estocolmo, que está viajando o mundo e, de passagem por Santa Catarina, ficou sabendo do campeonato e resolveu fazer a sua inscrição.
Maria conseguiu chegar até a final e ficou em 4° lugar.
O 43° AGS Open foi marcado pela forte premiação oferecida pela Associação Gaivota de Surf. O vencedor da categoria Open, a principal do evento, embolsou R$ 1.500,00. Já os campeões das categorias Local e Feminino levaram uma prancha cada um. Além disso, todos os campeões das categorias Grand Master, Soul Surf, Sub14, Sub12 e Sub10 levaram um bloco de prancha cada um.
Na categoria Sub-10, o campeão foi Theodoro Mazurek, local de Floripa, que veio trazido por seu pai Renato para competir na terra natal da mãe Sabrina.
Já na Sub-12, Pedro Sommer, de Torres/RS, conquistou mais uma vez o 1° lugar em Balneário Gaivota.
O campeão da Sub-14 foi o atleta local Pedro Galvan.
Na Feminino, quem mais uma vez levou a melhor foi a local Eduarda Lemos, que fará sua prancha Simões Surfboards sob medida.
Quem também fará uma prancha nova será Ruan Guimarães, que mais uma vez venceu a categoria Local e, como tradicionalmente acontece, estampará o cartaz do próximo campeonato da AGS.
A categoria Soul Surf, criada para atletas do freesurf, que não estão competindo com tanta frequência, teve como vencedor o atleta do Balneário Arroio do Silva, William de Souza.
O campeão da Grand Master, categoria para atletas acima de 40 anos, foi Rafael De Luca, de Criciúma.
Já na principal categoria, a Open, o nível dos finalistas estava bem elevado e a bateria foi eletrizante. Os atletas optaram por estratégias diferentes. Ruan Guimarães, local de Balneário Gaivota, optou por ficar mais à esquerda do palanque. Gabriel Galdino, do Balneário Arroio do Silva, e Gustavo Spillere, de Criciúma, ficaram mais centralizados, e Tiago Braga posicionou-se mais à direita.
Tiago conseguiu abrir bem a bateria, encontrando uma boa onda, que lhe proporcionou um 6.17, a maior nota da bateria. Na sua segunda nota, fez um 4.07, fechando com 10.24 no somatório.
Gabriel Galdino e Ruan Guimarães também fizeram boas apresentações e ficaram alternando entre a segunda e terceira colocações. Galdino manteve a segunda colocação durante boa parte da bateria e finalizou com um somatório de 8.83. Porém, na sua penúltima onda, Ruan Guimarães conseguiu a virada, somando 9.20
A condição do mar foi um pouco mais cruel com Gustavo Spillere, que somou 6.30, ficando na quarta colocação.
Com a vitória, Tiago Braga levou para casa R$ 1.500,00 em dinheiro e deixou seu nome mais uma vez marcado na história da AGS, agora como tetracampeão.
A AGS agradece a todos pela presença. Foi um domingo espetacular, como sempre, na nossa querida Gaivota.
Na entrega da premiação, o vice-prefeito municipal, Jonatã Coelho dos Santos, também agradeceu a presença de todos que estiveram presentes na praia e falou do empenho da administração em fomentar o turismo e o esporte no Município. Ao final, Jonatã deixou a mensagem de que “onde tiver esporte, a nossa administração vai estar presente”, reforçando a importância do esporte para o desenvolvimento da cidade.
A Associação Gaivota de Surf agradece mais uma vez à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Turismo e Esportes por todo o suporte.
O 43° AGS Open de Surf foi apresentado por Vida Marinha.
Apoio: Cervejaria Perkins, Simões Surfboards, De Luca e Lisboa Advogados, Dahul Surf House, Dividry, Farmácia Zanatta, Gaiva Tattoo, Dunet, Gráfica Pinguim, Hotel e Restaurante Monte Carlo, Rafael França Filmaker, Acesso Livre Bikinis, Fiberglass Floripa, Rit Sushi, Triunfo Esportes e Restaurante Mariskão.
Realização: Associação Gaivota de Surf e Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota
RESULTADOS:
Open:
1° – Tiago Braga
2° – Ruan Guimarães
3° – Gabriel Galdino
4° – Gustavo Spillere
Grand Master:
1° – Rafael De Luca
2° – Vagner Poetini
3° – Fernando Alves
4° – Jeferson Rocha
Local:
1° – Ruan Guimarães
2° – Vanderlei Costa
3° – Jeferson Rocha
4° – Luan Matos
Soul Surf:
1° – William de Souza
2° – Jonas Anzolin
3° – Murilo Kuerten
4° – Arnaldo Junior
Feminino
1° – Eduarda Lemos
2° – Fernanda Guimarães
3° – Kananda Martini
4° – Maria Allebring
Sub14
1° – Pedro Galvan
2° – Enzo Braga
3° – Pedro Sommer
4° – Luan Ramos
Sub12
1° – Pedro Sommer
2° – Luan Ramos
3° – João Edílio
4° – Alana Borba
Sub10
1° – Theodoro Mazurek
2° – João Vitor Ribeiro
3° – Maria Cecília de Barros
4° – Carmela el Beituni
Finalistas da Sub-10
Finalistas da Sub-12
Finalistas da Sub-14
Finalistas da Feminino
Finalistas da Local
Finalistas da Soul Surf
fonte: AGS..