Pedidos sobre educação financeira e passagem de caminhões com pesagem alta são pautadas em sessão
Na tarde desta segunda-feira, 26, ocorreu a 34ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Gaivota. Durante a sessão foi apresentada o expediente do dia que tratou de temas voltados a educação financeira, obras e melhorias, além de falarem sobre a colocação de sinalizações na praia com relação a faixa de pedestre, e principalmente, pôr uma sinalização com o peso permitido dos caminhões que passam pela beira-mar.
O Vereador Felipe Agostinho dos Santos fez duas solicitações na reunião. A primeira foi com relação a implantação de uma semana municipal voltado ao incentivo à educação financeira, no qual são citados alguns pedidos em artigos:
Artigo I: Fica instituído em Balneário Gaivota a semana municipal de incentivo à educação financeira com o objetivo de promover a conscientização da população sobre conceitos básicos de educação financeira.
Paragrafo único: a semana de incentivo será realizada nas últimas semanas do mês de outubro, passando a integrar o calendário de eventos do município e da câmara.
Artigo II: a semana municipal de incentivo à educação financeira proporcionará a divulgação das seguintes informações: conceitos de finanças pessoas e orçamento familiar; uso responsável de crédito; importância da poupança para o futuro; desenvolvimento de habilidades e noções básicas sobre juros e financiamentos.
Artigo III: para a divulgação dos itens citados no artigo anterior, o poder público poderá promover palestras, discursos, seminários, distribuição de material escrito e entre outros.
Já o segundo pedido do Vereador Santos foi a colocação de dois quebra-molas na Rua Sobremares, próximo a creche Denezia Rodrigues Leandro Na sequência o Vereador Márcio Silva Batista, solicitou a colocação de pedras de modelo britas na rua w3, com a extensão entre a 4ª e a 7ª avenida. Com relação aos comentários por parte dos parlamentares na reunião, o Vereador Aldo Luiz Silveira comentou sobre a sinalização na praia:
“O pessoal está reclamando muito que não está tendo visibilidade na faixa de pedestre, a pintura desgastou com o tempo”, disse. Além da pintura pediu o acréscimo das placas de sinalização informando o peso limite dos caminhões que por ali circulam.
“Estamos vendo carretas pela beira-mar e tu sabe que o nosso asfalto é feito de areia. Está entrando caminhão com 70 toneladas”, argumentou Silveira.
Aldo também falou sobre os problemas relacionados com as obturações realizadas em procedimentos, com relação ao material utilizado e também falou sobre a ida a cidade de Balneário Piçarras com relação aos chuveiros instalados nas praias e a economia dos mesmos. A Vereador Maria Leandro Nunes respondeu ao parlamentar Aldo afirmando que já houve mudanças com relação aos matérias que vinham sendo utilizados nas obturações e que os mesmos eram materiais ruins.
O Presidente da Câmara Fernando Gonçalves Batista também falou sobre a ida a Balneário Piçarras e sobre a ideia de instalar um projeto no município de Balneário Gaivota com relação aos chuveiros. “Temos 20 chuveiros e cada um gasta em média dois mil reais por mês e da 40 mil reais ao mês. No ano são 480 mil reais”, explicou. A tentativa do projeto seria buscar uma economia financeira e também da utilização da água. Por último, pediu a secretária de obras uma vistoria nos quebra-molas que estão sendo construídos no bairro interpraias com relação ao tamanho e altura deles.
Fonte: Redação Gaivota Online
foto: CMBG