Repúdio ao corte do piso salário na enfermagem e novo programa municipal marcam a sessão
Na tarde desta segunda-feira, 05, ocorreu a 31ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Gaivota, no Estado de Santa Catarina. No expediente do dia foi abordado sobre o novo programa com relação ao primeiro emprego que conforme o projeto de lei 158/2022 esse programa dispõe sobre o cálculo de imposto sobre o serviço de qualquer natureza da empresa que aderir ao programa, que incluem alguns artigos que falam sobre:
Artigo I: fica instituído o programa municipal do primeiro emprego destinado a estimular a contratação de jovens entre 16 e 24 anos para estarem comprovadamente ingressando ao mercado de trabalho.
Artigo II: Poderão aderir ao programa empresas com regularidade fiscal e inscritos no cadastro nacional de pessoas jurídicas.
Artigo III: Empresas cadastradas deverão manter no mínimo 20% em caso de empresas de pequeno ou médio porte e de 30% em grandes, o número de funcionários.
Artigo V: As empresas que aderirem ao programa receberam o selo de “Empresa amiga da juventude”.
Outro pedido a ser feito foi a alteração dos nomes das ruas no bairro Village Dunas norte e Village Dunas reserva especial. A rua “A” passará a se chamar “Rua Perdizes”, a rua “B” de “Rua Rolinhas”, a rua “C” de “ Rua Sábia”, a rua “D” como “Rua Tesourinha” e a rua “I” de “Rua Urutal”, além da Avenida Central passar a ser denominada de “Avenida Quero- Quero”.
Também foi pedido o desenvolvimento de um projeto visando um espaço destinado a um centro de comércio popular na 3ª avenida do município, além da conclusão da pavimentação da rua Borges de Medeiros, no trecho entre a avenida Entre Praias e a rua Palmeiras.
Na sequência da sessão o Vereador Josimar Ramos Borges convidou a população para o desfile do dia 07 de setembro que ocorrerá na 3ª avenida e alertou aos moradores sobre os horários dos ônibus e parabenizou a escolinha do professor Pierre que trouxe medalhas para a cidade. Já a Vereadora Maria Leandro Nunes, falou sobre a área da saúde, com relação ao médico psiquiatra do posto de saúde que além de atender no local todas Às terças- feiras, também começara a atender nas quintas-feiras, de 15 em 15 dias, assim como a fisioterapeuta que irá aumentar a sua carga horária. Nunes lamentou a decisão do STF com relação ao cancelamento do salário dos enfermeiros. “A enfermagem trabalha, faz de tudo pela vida, que a gente sabe o que pode acontecer e no momento que eles precisam foi suspensa o salário deles. A gente sente muito porque sabe que todo o trabalho é feito pela enfermagem”, declarou.
No entanto o Vereador Anderson Joaquim dos Assuntos falou sobre a nova ambulância presente na cidade e mencionou a reclamação de algumas pessoas com relação ao trabalho dos vereadores. “Muitos falam que vereador não faz nada, hoje temos nove vereadores aqui e tenho certeza que cada um hoje tem um pedaço dentro desse município” disse.
Complementando a Vereadora Nunes, o parlamentar Aldo Luiz Silveira também comentou sobre a decisão do STF “ Eles não sabem a força que esse povo tem. Porque se eles inventarem de parar, não precisa negar atendimento, é só não ir trabalhar, entra em colapso”, afirmou. Silveira também falou sobre a máquina de limpeza dos lagos que ainda não está em funcionamento por conta de uma liberação do IBAMA, mas que até o final do ano a cidade terá uma bióloga que irá começar a trabalhar com essas liberações.
O vereador Fernando Gonçalves Batista também complementou falando sobre o piso salarial que abrange além dos enfermeiros, os técnicos de enfermagens, os auxiliares de enfermagem e as parteiras. “Ontem À noite, num domingo, se fosse para fazer o bem para a população o ministro do supremo não trabalha no domingo. Domingo ele tá comendo lagosta, espumante premiado, tudo pago pelo povo, mas quando é para prejudicar uma categoria eles trabalham no domingo” criticou. Além disso, Batista falou sobre a Câmara estar vestida de amarelo em alusão ao mês do setembro amarelo.
fonte: Gaivota Online