Alunos sombrienses têm merenda escolar com mais frutas e menos açúcar
Os mais de quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Sombrio, dos Centros de Educação Infantil – CEIs, escolas municipais e creches filantrópicas, contam com uma nutricionista que elabora todo o cardápio servido diariamente.
Ajudar a formar hábitos alimentares saudáveis é uma das muitas funções da nutricionista Annayra Rezende Martins de Sousa, junto aos alunos sombrienses. Uma merenda escolar elaborada com cuidado, levando em conta o valor nutricional dos alimentos, garante os nutrientes necessários tanto para um crescimento saudável quanto para a aprendizagem e bem-estar.
Nos últimos anos, grandes mudanças ocorreram nos cardápios de creches e escolas, com a retirada de açúcares, alimentos ultraprocessados e a introdução de mais frutas e novas formas de preparar os alimentos. No início houve resistência de alunos de todas as idades, mas hoje, o cardápio mais saudável é bem aceito.
A nutricionista explica a importância em se insistir algumas vezes na aceitação de alimentos, com diferentes maneiras de preparo, até que se tenha certeza de que realmente a criança não gosta. “Um dos maiores exemplos que podemos dar é o leite com cacau que no início não teve uma aceitação muito boa e hoje, precisamos aumentar o pedido, de tanto que as crianças gostam.”
Para tornar o processo de mudança de hábitos alimentares mais eficiente, os pais, professores e coordenadores também receberam orientações: “É um trabalho de formiguinha, mas também é uma mudança no futuro das crianças.”Creches Na alimentação dos pequenos, são servidas de 4 a 5 refeições diárias, sem açúcar e sem ultraprocessados. Para adoçar os bolos, buscou-se opções criativas e nutritivas, como a uva-passa e outras frutas.
Para se ter uma ideia de como a restrição é levada à sério, não há exceção para os açúcares nem na páscoa. Mas a criatividade na elaboração do cardápio não deixou nenhuma das crianças das creches sem o sabor especial que a data requer.Um dos diferenciais da alimentação da creche, é a janta servida ao fim do dia.
Escola
Na escola, o lanche servido diariamente, conta com comida 3 vezes na semana e lanche nos outros dois. “Em um dos lanches servimos carne, para manter o padrão de oferecer carnes para os alunos quatro vezes na semana”, relata Annayara.A alimentação oferecida nas escolas teve uma redução ainda maior dos ultraprocessados e do açúcar, além da orientação para que eles não levem estes alimentos de casa para a escola.
A nutricionista cita que não é incomum os pais argumentarem que em casa, seus filhos podem se servir de alimentos como salgadinhos, bolachas recheadas e coxinhas. No entanto, a escola mantém a orientação da redução do consumo.
Alimentação especial
Algumas crianças sombrienses precisam de uma alimentação diferenciada devido à problemas de saúde, como intolerâncias e alergias. Assim, o cardápio já definido passa por modificações para se adaptar à necessidade de cada uma delas, como fazer o bolo sem ovo ou sem leite.