Frio e chuva: Frente fria avança pela Metade Norte gaúcha e depois atinge Santa Catarina
O Rio Grande do Sul teve uma segunda-feira de muita instabilidade com chuva e temporais em diversas regiões, que seguem nesta noite. Houve muitas pancadas de chuva forte em Porto Alegre e cidades do interior gaúcho, acompanhadas de raios e fortes trovoadas. Em alguns pontos, houve registro de granizo. Duas condições favoreceram a formação de nuvens carregadas sobre o estado. Primeiro, ingressou ar muito quente com uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que, com a elevada umidade, formou nuvens de chuva com raios ainda na madrugada, condição que persistiu durante o dia.
A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de chuva localmente forte e de tempestades na noite de hoje e na madrugada desta terça-feira na Metade Norte do Rio Grande do Sul. A frente fria ao encontrar o ar muito quente forma núcleos de intensa instabilidade com potencial até de algumas supercélulas, o que pode resultar em granizo de variado tamanho e vendavais em pontos localizados. Porto Alegre e região metropolitana têm risco de chuva forte e temporal nesta noite assim como as regiões Noroeste, o Alto Jacuí, o Planalto Médio, a Serra e o Litoral Norte. A instabilidade marca a chegada da frente fria à Metade Norte gaúcha. A frente fria amanhã vai se deslocar para Norte. Com efeito, o sistema frontal avançará durante a terça pelos estados de Santa Catarina e do Paraná, atingindo ainda amanhã parte do Mato Grosso do Sul e algumas áreas do Oeste e do Sul de São Paulo. É o que vai levar chuva para as cidades de Florianópolis e Curitiba. Veja nos mapas a projeção de evolução da frente fria até amanhã, conforme dados do modelo WRF, disponível ao assinante na seção de mapas. O sistema frontal, ao se deslocar por Santa Catarina e o Paraná, vai provocar chuva forte em algumas cidades. Mantém-se, ademais, o risco de temporais localizados em que podem ocorrer fortes rajadas de vento e queda de granizo. Tempestades localizadas podem vir a ocorrer ainda em parte do Mato Grosso do Sul. Uma nova rodada de temporais é esperada em parte do Rio Grande do Sul entre o final da quarta e o começo da quinta com granizo e risco de vendavais com um centro de baixa pressão que formará uma frente fria, precedendo uma potente massa de ar polar que chega na quinta-feira com muito frio e vento.
A região Sul do Brasil será atingida novamente pelas baixas temperaturas, com a possibilidade de registrar neve em algumas cidades. De acordo com a MetSul Meteorologia, a frente fria trará alto risco de chuvas fortes e temporais no Centro-Sul do país. A intensa massa de ar frio deve chegar ao Brasil entre quinta (18) e sexta-feira (19) e deve derrubar os termômetros para até
– 5°C. Mas engana-se quem pensa que o frio ficará restrito apenas ao Sul. As regiões centro-oeste e sudeste, além de parte do Norte do país, também serão afetadas.
fonte: METSUL https://metsul.com/calor-de-33oc-frente-fria-temporal-vento-de-90-km-h-e-granizo/ .